segunda-feira, 26 de maio de 2014

Vasco da Gama - RJ - Coleção Onze de Ouro 2ª Edição/1966


São Paulo Futebol Clube - SP - Coleção Onze de Ouro 2ª Edição/1966


Santos Futebol Clube - SP - Coleção Onze de Ouro 2ª Edição/1966


Associação Portuguesa de Desportos - SP - Coleção Onze de Ouro 2ª Edição/1966


Sociedade Esportiva Palmeiras - Coleção Onze de Ouro 2ª Edição/1966


Fluminense Futebol Clube - Coleção Onze de Ouro 2ª Edição/1966


Clube de Regatas Flamengo - Coleção Onze de Ouro 2ª Edição/1966


SC Corinthians Paulista -SP - Coleção Onze de Ouro 2ª Edição/1966


Seleção Brasileira Bi-Campeã Mundial - Coleção Onze de Ouro 2ª Edição/1966


Botafogo-RJ - Coleção Onze de Ouro 2ª Edição/1966


Bangu Atlético Clube-RJ - Coleção Onze de Ouro - 2ª Edição/1966


Coleção Onze de Ouro 2ª Edição - Versão Carioca - meados de 1966

Prezados Amigos,

Nós, que já estamos no meio no botonismo há mais de 50 anos, só recentemente tomamos conhecimento da existência de uma 2ª Edição da consagrada coleção "Onze de Ouro", lançada aparentemente em meados de 1966.

Pelo que apuramos, essa coleção teve circulação primordial na Capital Fluminense, embora sejam conhecidos alguns colecionadores do norte do Paraná e sul de Minas Gerais que possuam alguns exemplares em seu acervo. Por essa razão, a coleção tem sido nomeada como "Onze de Ouro" 2ª Edição, ou "Onze de Ouro - versão Carioca".

Trata-se de uma versão cujo design é inteiramente diferente da tradicional Coleção Onze de Ouro Paulista, como podemos notar no exemplo abaixo.

Outra curiosidade a respeito dessa versão foi a substituição do time do América-RJ, presente na primeira edição, pelo time do Bangu Atlético Clube-RJ; uma justa homenagem ao time de Moça Bonita pela conquista do Campeonato Carioca daquele ano.

Devido à circulação territorial mais restrita e, possivelmente, à menor quantidade produzida, as imagens dessa coleção tornaram-se excepcionalmente RARAS. Desconhecemos quem possua todos os times originais completos, pelo menos até este momento.

Devido a essa raridade e para que essa coleção não caia no esquecimento do botonista - afinal, trata-se de um marco numa determinada época da história do botonismo -, resolvemos postar os times que possuímos, nem todos completos com as imagens originais.

Cabe dizer que algumas imagens originais são absolutamente precárias e não raro apresentam um jogador conhecido como um borrão não identificável. Por essa razão, mesmo possuindo algumas imagens originais, preferimos substituí-las por imagens alternativas que ofereçam um retrato mais limpo e fiel do jogador.

Exceção feita ao Bangu e à Seleção Brasileira Bi-Campeã Mundial, cujos times apresentaremos completos e com todas as imagens originais, os demais possuem algumas imagens substituídas ou alternativas, nos termos do que acabamos de explicar.

Alguns nomes de jogadores, praticamente apagados nas imagens originais, foram também melhorados, por assim dizer, para uma melhor leitura.

Para finalizar fazemos um pedido ao amigo colecionador que disponha de imagens dessa coleção e que esteja disposto a nos ajudar a completar esses times exclusivamente com imagens originais. Para essa finalidade, por favor entre em contato conosco.

Desde já registramos os nossos sinceros agradecimentos a toda e qualquer colaboração nesse sentido.

Abraços a todos, saúde e paz!



Clube_de_Regatas_Flamengo-RJ/1961 - Campeão_Torneio_Rio-São_Paulo - Poster_Colorizado

Depois de um início ruim no torneio, desponta o talento de um garoto chamado Gérson! Goleada de 5 x 1 sobre o Santos de Pelé e vitória diante do Corinthians na final.